terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Nossas escolas, gaiolas ou asas?

Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas.

Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do vôo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o vôo.

Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em vôo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o vôo, isso elas não podem fazer, porque o vôo já nasce dentro dos pássaros. O vôo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado.
Rubem Alves

Um comentário:

  1. A sensibilidade de Rubem Alves expressa através desse texto nos leva a reflexão: O que estamos fazendo com o conhecimento dos nossos alunos? O que percebemos é que boa parte das nossas escolas desprezam o saber já existente em cada uma de nossas crianças e jovens em função de um conhecimento engessado que não leva em consideração o ritmo, as habilidades e competências de cada um. Precisamos nos libertar dos conceitos, regras, metodologias, currículos e “pedagogias” que não expressam a realidade dos nossos alunos e partir para vôos muito mais altos. Abraço.

    ResponderExcluir